Prefeitura da Cidade do Recife

Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges

A Escola de Frevo do Recife, surge em 06 de março de 1996, tendo como base a Escola Itinerante Recreativa Nascimento do Passo, criada em 1973 pelo passista de Frevo Francisco do Nascimento Filho. Enquanto equipamento público do município do Recife, a escola é responsável pela ação pedagógica de formação do alunado por meio da articulação/circulação de saberes sobre a dança frevo como o fazer contextualizado, colaborando para o fortalecimento de uma das maiores expressões culturais do Estado de Pernambuco. Contribuindo para a difusão da cultura pernambucana, além de promover a inclusão social.

As matrículas para os cursos regulares do ano letivo 2024 encerraram.

Curso Livre

Aulas de frevo para o público em geral com finalidades diversas, sem certificação, sem duração definida. Voltado para o público que almeja ter experiências com o Frevo, sem necessariamente desenvolver um aprendizado planejadamente progressivo e continuado desta manifestação e sua dança. Esta modalidade conta com quatro entradas anuais, sendo duas a cada semestre.

Curso Regular

Dividido em três ciclos com conteúdo teórico e prático de forma interdependente e sequenciada, visando o aperfeiçoamento em frevo, a partir do passo, para o público em geral que almeja desenvolver um aprendizado planejadamente progressivo e contínuo.

Iniciante

Primeiro ciclo do curso regular, aberto às pessoas sem ou com pouca experiência no frevo. Duração mínima de um ano, com entrada única no início de cada ano.

Intermediário

Segundo ciclo do curso regular, aberto aos alunos oriundos  da iniciação e às pessoas com experiência no frevo. Duração mínima de um ano, com entrada única no início de cada ano.

Avançado

Terceiro ciclo do curso regular, aberto aos alunos oriundos do intermediário e às pessoas com experiência no frevo. Duração mínima de um ano, com entrada única no início de cada ano.

Após as inscrições para os níveis intermediário e avançado haverá uma aula prática para nivelamento das turmas, podendo haver remanejamento de alunos(as) a critério do corpo docente e pedagógico da escola.

Faixa etária

Infantil: 6 a 11 anos